global.stay-tuned

Alunos participam de ação contra a Dengue

Na semana do meio ambiente alunos e familiares se engajaram e transformaram a teoria em prática.

Alunos participam de ação contra a Dengue

A pandemia do Covid-19 tem gerado preocupação em toda a população, por outro lado existe um vilão que pode ter sido esquecido mas os números mostram que a dengue merece muita atenção. Segundo o boletim epidemiológico, o número de casos de dengue no estado do Espírito Santo já superam 38 mil, o que representa mais que o dobro de casos confirmados de Covid-19. 

Atento a este problema, o Colégio Edessa lançou um desafio para uma de suas turmas, trata-se de uma ação que tem como objetivo aproveitar o período da semana do meio ambiente comemorada durante a primeira semana de junho para realizar ações e assim ajudar a reduzir esse quadro. Alunos da turma do primeiro ano do ensino fundamental, receberam sementes de Crotalaria Juncea, uma planta comum na região do nordeste brasileiro, que quando cultivadas, suas flores atraem libélulas, o principal predador natural do mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir a dengue. Os alunos colocaram no portão e nos muros de suas próprias casas pacotinhos com sementes e cartazes de incentivo para os que ali transitam pudessem levar sementes e também plantar a Crotalaria. 

Professora Larissa Soares
Professora Larissa Soares

A iniciativa da ação veio da professora Larissa Soares “ estamos trabalhando sobre o tema na matéria de Geografia. Com isso, para os alunos saírem da teoria e irem para prática, desenvolvi o projeto. Propondo assim a oportunidade de agregar mais conhecimento e  conscientizar a comunidade que a natureza é nossa aliada contra a dengue.” Destaca Larissa.

Os alunos como também famílias se engajaram na ação, “nossa família está dedicando cada momento desse projeto, pois temos a certeza que ao cuidarmos do nosso meio ambiente, teremos um futuro melhor.” Diz Franciele, mãe da Ana Lara, aluna do colégio.
Já Marta mãe do Wesley revela que ficou feliz em saber do benefício da planta contra o mosquito “muito bom saber que temos uma planta natural em nosso meio para combater o mosquito, um repelente natural e o melhor, sem agredir nós seres humanos e a própria natureza. Foi muito gratificante participar desse momento, só tenho a agradecer.” Afirma.

O colégio ainda disponibiliza a interessados em participar do projeto, pacotes com sementes de Crotalaria Juncea, que podem ser retirados na portaria da instituição localizada na BR 259, no bairro Columbia em Colatina.